25 de jul. de 2013

Entrevista: Tammy Luciano fala sobre sua nova obra "Claro que te amo" e muito mais

Hoje, no dia do escritor, o Mundo de Fantas traz uma entrevista massa com a Tammy Luciano, autora foufa, extremamente acessível, que tem medo de avião, ama todas as cores e gosta de sorrir! Ela fala sobre livros, eventos, e, óbvio, sobre sua nova obra Claro que te amo (Novo Conceito, 320 páginas), que será lançada dia 23 de agosto - pouco depois de seu aniversário, no dia 20! Acompanhem a entrevista:

Mundo de Fantas: Tammy, parabéns pelo lançamento, parece ser um livro encantador! E obrigada pela entrevista, os leitores do Mundo de Fantas com certeza vão adorar conhecer um pouco mais sobre você.
Tammy Luciano: Eu fico feliz de poder conversar com vocês. Desde já, obrigada pelo convite.

MdF: Você lançará em breve o romance Claro que te amo se encaixa no gênero Chik Lit?
TL: Eu sou a pior pessoa do mundo para definir minha literatura. Não escrevo muito engraçado, mas em Claro Que Te Amo tem uma personagem cômica que acho que os leitores vão adorá-la. Certamente é um livro romântico, mas a maioria me considera escritora de chick lit. Eu não tenho nada contra, acho bacana livros nesse segmento e amo ler comédias românticas.

MdF: Seu interesse pelos livros começou cedo?
TL: Nossa, desde muito novinha, meus pais sempre compraram livros e incentivaram a leitura em casa. Na infância eu brincava de escolinha, acho que de alguma forma me influenciou muito. Eu vivia com minhas amigas rodeadas de livros!

MdF: Quando você percebeu que queria ser contadora de histórias?
TL: Acho que quando vi era tarde para me arrepender ou voltar atrás. Foi tudo muito natural. Na adolescência comecei a escrever em agendas, minhas anotações viraram poemas. Aos poucos passei a escrever peças de teatro, crônicas... Uma das crônicas me fez receber o convite para escrever o meu primeiro livro, Fernanda Vogel na Passarela da Vida! Quando o primeiro livro saiu, percebi que queria isso para a vida toda!

MdF: Ao escrever, muitos autores têm manias, você tem alguma?
TL: Gosto de escrever de madrugada e de preferência no meu apartamento. Também gosto de ouvir música e estar sozinha, mas tem horas que a gente escreve em qualquer lugar, rodeada de gente e com barulho de aeroporto. Depois que me tornei escritora profissional nem sempre consigo escrever onde quero. Eu tenho mania de reler meu livro em voz alta, me ajuda muito a avaliar se o livro está redondo para o leitor. 

MdF: Claro que te amo é seu segundo livro pela Editora Novo Conceito, certo? Qual a dificuldade você encontrou para publicar e/ou apresentar seu trabalho aos editores e leitores?
TL: Eu tenho uma história diferente da maioria dos autores, porque também sou atriz e tinha um trabalho direcionado para escrita teatral, trabalho atuando e nunca pensei em ter livros em livraria. Quando recebi o convite para o meu primeiro livro em 2002, não imaginei que minha vida seria transformada naquele momento, mas acabou dando certo e mudando minha caminhada. Depois de três livros por editoras de porte médio, muita gente dizia que eu não conseguiria a Novo Conceito, mas eu sempre fui de acreditar nos meus sonhos e acabou dando certo. Meu primeiro contato com a editora foi em 2010 e um ano depois eu já estava autografando Garota Replay no estande da Novo Conceito. Por isso sempre digo para os autores iniciantes: trabalhem, escrevam um lindo livro e acreditem. 

Sobre os leitores, as redes sociais foram fundamentais e os blogs literários me ajudaram muito até que eu começasse a participar mais de programas de TV e dar entrevistas em jornais. 

MdF: O que você pensa sobre a estatística que diz que o brasileiro lê em média 1 livro por ano? Falta incentivo para que o Brasil se torne um país de leitores?
TL: Acho que hoje temos dois grupos bem separados. Quem anda lendo muito e quem não gosta de ler. Tenho batalho para que ainda mais gente leia no nosso país e acredito que as novas gerações estão lendo mais. Nós escritores recebemos poucas ajudas de governos e a maioria dos autores cria seus próprios projetos sem apoio de ninguém.

Algumas empresas, infelizmente, preferem apoiar Big Brothers do que autores. Nada contra quem participa de reality, mas os escritores poderiam receber mais apoio dentro da própria classe artística.

MdF: Os leitores de livros juvenis são realmente um público fiel, que acompanha seu autor favorito, vai a palestras e eventos?
TL: Com certeza! Jamais imaginei leitores curiosos com minha vida particular, curtindo fotos minhas. Tenho tido ótimas surpresas com os leitores jovens, são demais, super carinhosos, presentes, interessados. Outro dia dei entrevista para o Sem Censura e disse que estava completamente apaixonada pelo público jovem.

O bacana do leitor jovem é que ele além de ler o livro, quer saber mais do autor, vai nos eventos...

MdF: Qual a importância e retorno que você sente sobre os eventos literários?
TL: Eu adoro estar perto dos leitores. Faço eventos por isso. Um autor pode aumentar as vendas dos livros só com internet, mas eu amo estar nos eventos porque acima das vendas, está a importância do meu relacionamento com os leitores. Gosto de pensar que estou fazendo bem para as pessoas que curtem meu trabalho. Amo tirar fotos, autografar e conversar.
 
Quem é leitor e já esteve comigo em alguma Bienal, por exemplo, sabe como eu amo conversar e manter contato com quem acompanha o meu trabalho.

É demais escutar de um leitor que ele adorou o livro, que está sendo um sonho conhecer você. Também é um sonho para mim estar ali, poder agradecer...

MdF: Qual o tipo de leitura você gosta?
TL: Adoro literatura feminina, que alguns chamam de mulherzinha. Amo personagens femininas, histórias de amor, personagens masculinos especiais... Aliás, eu gosto de escrever o que eu gostaria de ler. Os livros que publico são aqueles com as histórias que eu adoraria comprar em uma livraria. Para minha felicidade, muita gente também curte e eu tenho vários leitores garotos que dizem que também gostam de história de amor e as reflexões que eu trago em cada livro.

MdF: Qual mundo fantástico você gostaria de viver?
TL: Eu adoraria poder visitar o mundo dos anjos, fadas... Acho os anjos extremamente simbólicos e marcantes. Mas não sei se gostaria de viver. Eu amo ser do mundo real. E adoro essa possibilidade que eu tenho de viajar dentro de mim e contar histórias que não existem e são ficção. É uma enorme felicidade ser escritora. Agradeço todos os dias trabalhar com teatro, livros...
 

MdF: Nós adoramos dicas de livros, então deixe algumas para os leitores do Mundo de Fantas.
TL: Indico Simplesmente Ana, da Marina Carvalho e Sob A Luz dos Seus Olhos, da Christine M. São duas escritoras amigas que eu fico horas conversando e que escrevem muito. Mas também tenho vários outros autores brasileiros que eu amo: Enderson Rafael, Fernanda França, Leila Rego, Patrícia Barboza e outros que estão fazendo o maior sucesso com os leitores brasileiros.

MdF: Conte-nos um pouco sobre Claro que te amo, pois nós, leitores, sabemos muito pouco e precisaremos esperar um mês ainda!
TL: Verdade! O livro conta a história da Piera, uma garota que adorei criar. Ela tem problemas com o sentimento de abandono. Foi deixada por um namorado e assiste o casamento dele com outra. Imagina que horrível? Quando ela acha que tudo agora vai se acertar, um passado distante volta na sua direção e ela vive muitas descobertas e surpresas. O livro tem uma linda história de amor e acho que alguns leitores ficarão emocionados. Espero que vocês amem Claro Que Te Amo!

MdF: Se a história for tão querida quanto a autora, com certeza nós vamos amar, sim! 

TL: Eu que agradeço o carinho e desejo muito sucesso para o Mundo de Fantas. Fico feliz de poder falar com vocês. Quem quiser conhecer mais da minha carreira: www.tammyluciano.com.br No meu site também estão todas as minhas redes sociais. Beijoca especial par todos e sejam sempre felizes!

Certa vez Tammy Luciano disse:
“Eu quero morar no coração dos leitores!” 
e, com a simplicidade de grande autora está conquistando o seu lugar.

2 comentários:

  1. Ah, que delícia de entrevista! A Tammy é uma fofa e merece muito sucesso...

    Abraços!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A Tammy é muito fofa e simpática, uma escritora próxima aos leitores.
    Parabéns a ela e muito sucesso <3

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.