1 de fev. de 2012

Como cuidar dos livros – parte 2 – marcações

Continuando as dicas de como cuidar bem dos livros.

A primeira parte tratou do armazenamento, e foi bacana, muitos leitores agradeceram, pois guardavam os livros de forma a prejudicá-los, clique e leia o post "Como cuidar dos livros - parte 1".

Agora falaremos sobre a maneira de marcar a pausa na leitura, se o leitor não tiver cuidado com o próprio livro não cuidará quando tomar emprestado, principalmente se for de bibliotecas, alguns pensam que como o livro não é de ninguém não há necessidade de cuidar, mas se enganam, a biblioteca é um lugar de todos os leitores devem zelar pelo bem comum.

Há várias formas de marcar e de marcadores, é só usar a criatividade.

Alguns tipos de marcadores:    
  • dos próprios livros, hoje os leitores fazem coleções enormes de marcadores, tenho a minha também.
  • um papel qualquer que até serve para marcar uma citação.
  • use também post it próprio, veja a foto abaixo, com pouca cola e que não agride o livro se não deixar esquecido por muito tempo, mas estamos falando de meses.
  • o bacana também é usar fitas de cetim, e dão um charme a mais, como a da foto acima.
  • marcadores com imã como o da foto abaixo, a página fica presa entre as duas partes.



Respeito com os livros:
  • nunca use a orelha do livro como marcador, ela existe para uma proteção a mais da capa e para maiores informações sobre a história e o autor, somente isso.
  • jamais dobre a página, isso faz com que as fibras do papel quebrem e a durabilidade diminua.
  • não risque ou sublinhe, prefira usar outros papéis para escrever a citação, um caderno em que possa deixar tudo organizado é bem interessante.


São cuidados pequenos, mas que permitirão uma vida longa ao livro. Seja seu ou emprestado, cuide bem, pois é um amigo.
Ótimas leituras.
Celly Borges


* O livro Livraria Limítrofe que aparece na foto não possui capa, fica ao critério do leitor imaginar como seu título favorito e por isso vem com uma cinta protetora, clique e tenha mais informações sobre a obra.
 

18 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, não vou mais usar a orelha do livro para marcar as páginas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs, que bom, assim os livros ficam inteiros por mais tempo ^.^

      Excluir
  2. oie,
    adorei o post, os tipos de marcadores são bem legais.
    Tenho o post it e posso dizer que ele é muito útil. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada =)
      E post it são bem legais, né?
      beijos ^.^

      Excluir
  3. Muito interessantes, vou começar a cuidar mais dos meus livros!!

    ResponderExcluir
  4. @cyberlivingdead02/02/2012, 13:48

    Boas dicas, Celly. Sempre estou atento ao cuidado com Meuuuuusssss Preciooooosooooosss! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    Fazer orelha em livro deveria ser crime, rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gosto, acho que usar a orelha é que deveria ser crime hihihi
      =*

      Excluir
    2. Acho que o que ela quis dizer é dobrar um pedacinho da ponta pra marcar a página... isso deveria ser um crime mesmo!!! rsrsrs!

      Excluir
    3. Ahhh, realmente! Concordo! Cortem-lhe as cabeças! rsrsrs

      Excluir
  6. Eu também adoro marcadores!!
    Estou começando minha coleção ainda^^
    E também detesto quando usam a orelha.. As vezes da vontade até de tirar um marcador da própria coleção e dar para a pessoa, kkkk
    Aliás, Celly, se quiser trocar marcadores, é só me falar!
    Bjs!!^.^
    @thatybre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, dá vontade de pular no pescoço, né?
      Beijos ^.^

      Excluir
  7. Aaaaah eu amo marcadores! Os de fita então são incríveis (adoro fazê-los pra dar de presente ^^)... Preciso comprar uns post it pra marcar as páginas que quero citar nas resenhas ^^

    Com a forma de marcar os livros nunca tive problema, mas adorei a dica ^^

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, uso post it para marcar as citações, fica mais fácil =)

      Obrigada mocinha.

      Beijos ^.^

      Excluir
  8. Oi Celly!
    Boas dicas mesmo! Vou mandar pra umas pessoas que conheço que dobram as páginas dos livros (isso me dá até arrepio!).
    Esses post-its pequenininhos são ótimos, e vem um monte em uma embalagem só, pelo menos comigo, duram bastante.
    Os marcadores de ímã são bons mesmo, ainda mais se eu leio fora de casa, porque prendo ele na capa do livro e não cai.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a embalagem de post it vem com uns 125/150, e dá para reutilizar, demora para acabar com a colinha. Muito prático, principalmente para livros que têm capítulos muito longos e de repente o leitor precisa dar uma pausa.

      Envie sim, quem sabe elas entendam que é uma maldade...

      Beijos ^.^

      Excluir
  9. Ler essas dicas demonstram realmente o amor que vc nutre pelos livros. Valeu aí!

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.