3 de jul. de 2011

Como cuidar dos livros – Parte 1 – armazenamento

Vendo algumas fotos de bibliotecas particulares, percebi que muitas pessoas mantêm seus livros em armários fechados, em caixas e/ou em saquinhos plásticos, acreditando que isso os protegerá, mas é um grande engano. No Twitter escrevi algumas dicas de conservação que muitos acharam úteis, pois agiam desta forma descrita, então reescrevo aqui, com mais detalhes do que 140 caracteres. Espero que as dicas também ajudem outros leitores:


  • não mantenha seus livros em armários fechados, em caixas e/ou em saquinhos plásticos, faz mal, os livros não respiram e estragam, podem mofar e você não perceber;
  • para quem mantém os livros em estantes fechadas, tente abrir uma vez por dia, deixe por mais ou menos uma hora assim que já está ajuda;
  • poucas pessoas têm bastante tempo para cuidar dos livros diariamente, então o melhor meio de mantê-los sempre bem é deixando em posição vertical – como numa biblioteca – em armários abertos para que o ar esteja sempre renovado;
  • se quiser proteger os livros da poeira nas estantes abertas, coloque sobre eles toalhinhas ou paninhos, assim respiram e não ficam sujos – colocar os bichinhos de pelúcia sobre os livros também é bacana, dão um charme e mantêm o pó longe;


  • tente evitar guardar os livros em caixas, mas se for por falta de opção, saiba que se deixar um sobre o outro, por conta do peso, as páginas podem colar umas na outras, estraga a lombada, pode amassar e você não perceber;
  • deixar os livros na posição horizontal é sempre péssimo em qualquer local, seja em caixa, estante aberta ou fechada e em saquinhos;
  • tenha sempre em mente que os livros precisam de ar, então é bom abrir toda semana as caixas e mudar as posições das obras, caso não tenha outra forma de guardá-las;
  • jamais utilize saquinhos plásticos, acredito que das três opções esta seja a mais grave, o livro não vai ficar conservado, vai estragar, sim.


Várias dicas de como conservar os livros nas estantes ou caixas, abertas ou fechadas, espero que tenha ajudado.

 Fotos da minha biblioteca.

38 comentários:

  1. Fora de caixas... em estantes, pode deixar os livros deitados?? Eu tenho dó de deixa los na vertical pq não tem peso para sustentar eles e o meu não é estante, amassa as pontas =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, tem uma parte do texto que diz:
      "deixar os livros na posição horizontal é sempre péssimo em qualquer local, seja em caixa, estante aberta ou fechada e em saquinhos;".
      Então creio que não é uma boa ideia deixar eles "deitados". Vai acabar estragando os seus livros, moça.
      Bjo

      Excluir
    2. Se você não tem como "apoiar" os livros e fiquem meio inclinados... vc pode comprar akeles aparadores de livros... mas também pode economizar e colocar saquinhos com arroz e enchimento, q dá uma boa segurada

      Excluir
  2. De qualquer forma, se deixá-los na horizontal, dentro ou fora de locais fechados, machuca os livros.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, muito útil diante da proposta da Underworld. Parabéns pelo feeling!

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Ótimo post! Ultimamente, não tenho mais lugar nas estantes, tive que apelar para as prateleiras de um guarda-roupas. Mas costumo mesmo abrir a porta para ventilação. E às vezes estendo um lençol no quintal, à sombra, e coloco os livros espalhados nele. Dá um trabalhão... mas vale à pena!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!

    Tenho livros que comprei e sequer tirei da embalagem de plástico.

    Ótimo alerta!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Lucia, você faz bem, tem que deixar os bebês respirarem hihi ^.^

    Nanuka, corre tirar todos os plásticos rsrsrs. Eles só servem de proteção para o armazenamento e envio da livraria ^.^

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, foi garantir que meus livros não sofram nenhum maltrato.

    ResponderExcluir
  8. Gostei dessas dicas. Acho que eu iria perder meus livros. Ia guardar eles num saquinho. Pelo menos eles ficam na vertical e em estantes.. Só falta o ar. xD
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoas! Gostei muito das dicas, me foram muito úteis, ^^. Mas fiquei com algumas dúvidas:
    1 - Porque o livro estraga se ficar em saquinhos plásticos? *zequinha feelings, xD*
    2 - Sabe quando o livro já é bem velho, e fica meio amarelado e com um cheiro estranho? O que causa isso, o proprio pó? Existe algum jeito de evitar que o livro fique assim?(eu sou alérgica a pó e outros bichos, e sempre que lido com livros neste estado fica parecendo que eu estou no último estágio da gripe, xD).
    Obrigada pela atenção! :-D

    ResponderExcluir
  10. Gah, me desculpe pelo double post, mas eu esqueci de uma pergunta:
    De quanto em quanto tempo eu devo "fazer a manutenção" dos meus livros? Tirar o pó é suficiente, ou eu preciso tomar outros cuidados?

    ResponderExcluir
  11. Angélica, no texto explica que o livro não respira e pode mofar e estragar.
    Na verdade esse é normal, porque o livro está velho e também pode acontecer quando não foi cuidado, tirado da estante e manuseado, a ação do tempo faz ele ficar amarelado. Eu tenho rinite, é terrível tb rsrsrs

    É bom tirar os livros às vezes para que eles não fiquem amarelados, cheios de pó, até mesmo para limpar a estante, porque pode ter algum bichinho que estrague. Tente tirar uma vez por mês pelo menos. =)

    Qualquer dúvida pode perguntar ^.^
    bjoo

    ResponderExcluir
  12. Ai não, mais uma pecadora do plástico!! Coloco TODOS em plásticos por causa da alergia, achando que aí fica fácil toda semana passar álcool nos plásticos. Ai e agora??
    Sobre a 'geral', uma vez por mês tiro tudo, tudo da estante, limpo tudo. Uma vez por semana tirava o pó por cima, sem tirar nada do lugar e passava álcool nos plásticos.... ai já vi que tá errado!! Ótimas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas! Tirei ontem meus livros de um armário fechado e estava pensando se não ia ser pior deixá-los em prateleiras abertas.

    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  14. adorei as dicas....eu sempre coloco eles na vertical,onde coloco é bem protegido e super aberto.unico problema q eu tinha antes de ler as dicas,era os plastico.todos eles tem,bom,n vao ter mais poq vou correndo tirar...teno muito ciumes deles*-*bigada...bjs bjs

    ResponderExcluir
  15. Priscilla Rubia02/02/2012, 10:53

    Aqui em casa tem uma prateleira só então minha opção é colocar os livros na horizontal, mas depois quero comprar umas prateleiras pra guardá-los melhor =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor, veja como os livros ficam amassados quando ficam um sobre os outros =)

      Excluir
  16. @cyberlivingdead02/02/2012, 13:42

    Por falta de espaço aqui em casa tenho que armazenar eles horizontalmente, me dói na alma isso, mas por enquanto só é possível assim. Pelo menos uma vez por mês retiro todos do lugar, passo as páginas e espano eles e o lugar.

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas tbm Celly *---*
    Preciso arranjar um lugar maior pra guardar meus livros urgente, porque não está mais cabendo todos na vertical...

    Os guardo numa parte do meu guarda-roupa por falta de opção, mas deixo a porta do local onde eles ficam aberta quase todos os dias pra eles tomarem um ar ^^

    Logo logo pretendo arrumá-los direitinho numa estante de verdade... rsrsrsrs

    beijos ^^

    ResponderExcluir
  18. adorei as dicas... soh tenho um pouco de preguiça de estar mechendo neles sempre... ps: surtando aqui com a coleção do guia do mochileiro q eu vi na estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se eles estiverem na posição normal - na vertical -, não tem tanta necessidade de mexer sempre, talvez umas duas vezes por semestre, para tirar o pé e ver se não tem nenhum bichinho querendo comê-los rsrsrs, já deve ajudar =)

      A toalha também é do Guia =D

      Excluir
  19. Ótimas dicas!
    Notei que sua estante é do mesmo estilo da minha (acredito eu).
    Você mantém uma coluna por prateleira, ou há livros atrás dos outros também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mari ^.^

      Mantenho só uma coluna, tenho a sensação de que vão estragar se ficarem muito próximos, no caso de duas colunas, posso querer o livro lá de trás e fica complicado para pegá-lo. =)

      Excluir
  20. Realmente, como o Nanuka disse, eu também tenho alguns livros que ainda estão no saco. É um excelente alerta. Inclusive sobre conservar os livros na horizontal. Vou mudar isso hoje mesmo. Valeu Celly!!! ;)

    ResponderExcluir
  21. Não entendi o por quê de não poder colocar os livros um sobre o outro na horizontal.Os meus ficam assim,não amassam,as folhas não grudam e ficam mais limpinhos.Alguém pode me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque com o tempo o peso de um livro sobre o outro faz com que a cola da lombada quebre, e pode colar uma na outra, às vezes por umidade do ar, do local...

      Excluir
  22. Nossa muito bom. eu já não gostava de deixar meus livros no plástico, achava que eles ficavam sufocando lá dentro. mas os livros que estão a venda geralmente são conservados em plásticos hermeticamente fechados. posso conservar meus livros assim, ou a longo prazo eles mofam?

    minha 'estante' fica no meu armário, mas eu sempre deixo as portas abertas. esta dica dos paninhos pra não juntar pó eu achei ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os plásticos nos livros novos são temporários, para protegê-los durante o armazenamento nas lojas, assim evitam que as capas fiquem riscadas, por exemplo.

      Aqueles plásticos geralmente são bem apertados, perceba, então eles podem deixar os livros tortos também.

      Que bom que curtiu as dicas! =**

      Excluir
  23. comprei um box. poder deixar os livros no box. ou todos os dias eu tenho que tira para tomar um ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Junior. Pode deixar sim. O Box geralmente é aberto e feito de papel, então não tem problema. =)

      Obrigada por visitar o blog!

      Excluir
  24. Uso saco plástico, ou melhor, envelope de polietileno há, pelo menos 15 anos para conservar livros e documentos e até hoje não tive o menor problema. Não houve estrago, mofos e nem danos. Ah, e o plástico previne ataque de cupins (verdadeiras pragas).

    ResponderExcluir
  25. Amei as dicas!!! Obrigada...

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.