22 de fev. de 2012

Resenha: Histórias para não dormir - Pedro Rodríguez (adaptação e ilustração)

Histórias para não dormir (ARX, 96 páginas, R$43) é um belo livro em capa dura, foi adaptado e ricamente ilustrado por Pedro Rodríguez, e os contos escolhidos foram de grandes autores de terror e horror:

A Mão – Guy de Maupassant
O Pacto de Sir Dominick – Sheridan Le Fanu
O Ladrão de Cadáveres – Robert Louis Stevenson
O Vampiro – J. William Polidori
O Gato Preto – Edgar Allan Poe
A Casa B... Em Candem Hill – Chaterine Crowe
A Casa do Pesadelo – E. Lucas White

Cada conto abre com uma ilustração de seu autor, que é quem narra a história. Alguns dos contos são:

A Mão – Guy de Maupassant
Um novo morador e o suspense: quem seria ele? A curiosidade se fez maior e o juiz acabou por ser convidado para o jantar na casa do novo vizinho. Lá descobriu a estranha coleção de animais empalhados e o objeto mais bizarro ficou por conta de uma mão humana, verdadeira. E certo dia o novo morador foi encontrado morto e a mão desaparecera.

O Pacto de Sir Dominick – Sheridan Le Fanu
Um homem se viu falido depois de perder tudo nos jogos, ao encontrar o Diabo fez um pacto para que tivesse muito mais sorte e em sete anos voltaria e tomaria o que lhe era por direito. Mas com dizia o ditado “sorte no jogo, azar no amor”, outra vez ele precisaria da ajuda do Diabo.

A Casa do Pesadelo – E. Lucas White
Logo depois que o carro quebrou em uma estrada vazia um menino apareceu e ofereceu sua casa para que o homem descansasse. Mas o menino morava sozinho porque perdeu os pais e tinha pesadelos com um porco, o que impressionou o homem, que também teve pesadelos, pois ficou impressionado.

O Vampiro – J. William Polidori
Um jovem aceitou viajar com um distinto cavalheiro, mas percebeu que tinha uma estranha forma de agir, que não condizia com seu caráter. Por isso resolveu continuar a viagem para a Grécia sozinho. Lá conheceu uma moça por quem se apaixonou, mas ela acabou sendo morta por criaturas que moravam na floresta.

Não chega a ser realmente um livro que deixe o leitor acordado, com medo, essas versões de clássicos não são tão empolgantes quanto as histórias originais. Acaba por dar a sensação de que em alguns contos, apesar de tê-los transformado em visual, faltam descrições e até mesmo parecendo que não há fim. Mas recomendo a leitura, são grandes histórias de ótimos escritores e as ilustrações são belíssimas.

*****
Editora: ARX
ISBN: 9788502101050
Ano: 2010
Páginas: 96
Tradutor: Ana Luisa Martins
*****

6 comentários:

  1. Priscilla Rubia22/02/2012, 20:54

    Alguns contos me pareceram interessantes, outros já não me empolgaram muito, mas vou ler =)

    ResponderExcluir
  2. @cyberlivingdead23/02/2012, 23:40

    Ah, seria tão legal se mais livros fossem lançados em versão de capa dura aqui no Brasil. Gostei da arte da capa que tem um tom sinistro, mas aliviado pelos traços leves do desenho que pelo visto não quer "assustar", mas passar um pouco da atmosfera dos contos de forma descontraída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários, mas se já acham o livro comum caro, imagina em capa dura?
      Sim, passa, são bem bacanas as ilustrações =)

      Excluir
    2. @cyberlivingdead25/02/2012, 07:58

      É, mas acho que adquirir a versão em capa dura seria mais para aqueles de autores que amamos demais. Eu compraria todos do King :D Acho que quando amamos algo vale a pena pagar um pouco mais por um versão em capa dura.

      Excluir
    3. Ah, sim. Capas duras são quase sempre mais caras...

      Excluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.