1 de jan. de 2011

Leituras Fantásticas: Os Melhores Livros de 2010!


Em 2010 conheci novos amigos que carregarei para sempre, muitas risadas e tristezas e algumas superações, alguns trabalhos e, claro muitas leituras, sendo assim posso dizer que foi um ano fantástico.
Como de costume, farei a lista sem importância de data de lançamento, mas sim, da leitura, e não segue necessariamente a ordem dos que mais gostei.

> Romances Estrangeiros
O Estranho Misterioso – Mark Twain
Na aldeia, em 1590, havia dois padres, Padre Adolf, dizia não temer nem o Diabo, mas mantinha-se a distancia do Astrólogo, o mesmo que falavam ser inimigo do Padre Peter, por este tê-lo denunciado como charlatão.

Alguns boatos sobre comentários de Padre Peter chegaram aos ouvidos do Bispo que o suspendeu e com isso fez com que todos os fiéis mantivessem distância do Padre e de sua sobrinha, Marget.

“Marget e seu tio se sentiram tristes e infelizes na desgraça e no ostracismo, e a luz do sol apagou-se totalmente de suas vidas”.

O Leitor – Bernhard Schlink
Michael Berg narra a própria história de amor com Hanna. Ele a conheceu quando, doente, passou mal na rua e ela o ajudou. Michael tinha 15 anos na época. Hanna era 20 anos mais velha. Durante bastante tempo os dois se encontraram no apartamento dela.

Hanna gostava que ele lesse para ela.

Um dia Hanna vai embora. O menino fica. Só a reencontra muitos anos depois

> Contos Nacionais
Aos Olhos da Morte - M. D. Amado
Aos olhos da morte – apresentação de Georgette Silen, autora de Lázarus e prefácio de Rober Pinheiro, autor de Lordes de Thargor – traz a morte em diversas formas, afinal, quem pode garantir que ela tenha apenas uma aparência ou que se apresenta da forma clássica descrita em histórias comuns, com vestes negras e foice? Somente saberemos quando chegar a nossa vez de encontrá-la, e ainda assim, não teremos a certeza se ela aparece para nós como surge para os demais.
Metamorfose - a fúria dos lobisomens - Ademir Pascale (org)
Escrever sobre determinado tema é bastante desafiador. Trinta e sete escritores foram selecionados para a coletânea Metamorfose – a Fúria dos Lobisomens organizada por Ademir Pascale e prefácio de J. Modesto, autor de Trevas e Anhangá – a fúria do demônio. Sinceramente nunca havia lido uma coletânea até o final e esta experiência foi bastante agradável. Alguns dos contos têm idéias muito interessantes, porém foram mal desenvolvidas. Outros são fracos, e deles não falarei, aproveitarei o espaço para citar alguns dos contos que se destacam.


É isso, feliz 2011 com leituras fantásticas.

Um comentário:

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.