24 de mai. de 2010

Resenha: O dragão de sua majestade – Série Temeraire – livro I – Naomi Novik

O navio francês fora ganhado numa batalha sangrenta pelos ingleses que encontraram uma câmara fechada e nela, muito bem presa e lacrada, uma caixa que encerrada um grande ovo. Mais precisamente um ovo de dragão de uma espécie rara.

Os homens geralmente tinham receio de treinar um animal daqueles e, como estivesse prestes a chocar e demoraria a encontrar terra firme, o capitão Laurence decidiu por um sorteio entre os marinheiros sem família constituída, afinal a tarefa era por demais exigente e quase sempre os aviadores, ou seja, quem domava os dragões, eram pessoas que se retiravam da vida em sociedade.

Porém, Laurence foi o escolhido, não pelo sorteio, mas pelo dragão e se encantou pela fera, batizando-o de Temeraire. A partir daquele dia não era mais o capitão, mas sim um aviador. Enquanto estavam no navio, conseguiu, por um tempo, persuadir a criatura a não voar.

Laurence logo percebeu as dificuldades de ser um aviador, afinal naquela profissão geralmente se começava muito jovem. E a rejeição de seu pai e sua amada, ajudou a deixá-lo ainda mais triste.

Um mistura de História e fantasia. Uma viagem ao tempo das guerras Napoleônicas – entre 1792 e 1815 – em que as batalhas eram sobrevoadas por dragões que eram treinados para esse fim, e com Temeraire não foi diferente.

O leitor torna-se cúmplice de Temeraire, percebendo com ele detalhes que nos escapariam. Como quando ele sente ciúme de Laurence ao tratar de outro dragão; sua voz sempre soando triste; ao observar uma flor ou explicar porque não consegue ler um livro e Laurence tem de fazê-lo.

“Eu não consigo segurar os livros, pois são muito pequenos, e também não consigo virar as páginas muito bem”.

É uma bonita história de amizade e o carinho que um animal – mesmo enorme e, num primeiro momento, de aparência desajeitada – tem por seu dono. Uma leitura deliciosa.

*****
Edição: 1
ISBN: 8501084409
Ano: 2010
Páginas: 350
Tradução de Edmo Suassuna Filho
*****

Sobre a autora

Naomi Novik nasceu em Nova York. É ávida leitora de livros de fantasia desde criança, e é aficionada pela era napoleônica e pelos livros de Patrick O’Brian e Jane Austen. Estudou Literatura Inglesa na Universidade Brown e cursou mestrado em Ciências da Computação. Depois de participar do desenvolvimento de diversos jogos de computador, descobriu que preferia a escrita à programação e se aventurou a escrever romances. O Dragão de sua majestade é o seu primeiro livro. Novik vive em Nova York com seu marido e seis computadores.

6 comentários:

  1. Celly, de dar água na boca, vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma historia bem tranquila, daquelas que a gnt le rapidinho de tão boa...

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo! É uma delícia de ler!
    =)

    ResponderExcluir
  4. realmente o livro parece ser muito interessante, intrigante até pela junção de fatos reais com a fantasia, gostei muito
    :
    :

    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não tinha ouvido falar desse antes, parece ótimo.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Zumbie e Cláudia, o livro é muito bom, tenho saudade do Temeraire... Já estou buscando algum bichinho para batiza-lo com este nome...

    Super recomendado!
    =)

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.