17 de jul. de 2014

Resenha: Tundé no mundo da Lua - Gê Lara


Tundé no mundo da Lua é um livro infantil encantador.

Tundé era um menino diferente. Assim, com suas diferenças, as pessoas pensavam que ele tivesse algum problema, então se aproveitavam dele, ele corria para lá e para cá fazendo favores para os vizinhos. Mas o menino aprendia muito com isso. Era um grande curioso.

O garoto fazia muitas perguntas, e os adultos pareciam não ter muita paciência, então respondiam qualquer coisa – como muitas pessoas são acostumadas a fazer quando uma criança tem curiosidade e ninguém quer ajudá-la. É mais simples dizer “Sim, sim, agora vá brincar”.

Tundé adorava ver a Lua Cheia – quem não gosta de admirá-la? Mas ele ia além, era uma paixão sem tamanho. Uma vontade de estar lá. Nasceu então no menino um enorme desejo de morar lá longe, na Lua. Assim, fazia de tudo para alcançá-la, subia na escada mais longa. E se machucava ao cair.

Como toda criança, um dia Tundé foi para a escola, e lá aprendeu muitas coisas, inclusive que não se chamava Tundé. E isso o frustrou.

Tundé era um menino sonhador, seu pensamento estava sempre na Lua, literalmente. Enquanto foi crescendo, exigiu ser chamado pelo seu verdadeiro nome.

Então o tempo passou... E a família descobriu que Tundé não era esquisito, ele era inteligente!

Sim, quantas vezes julgamos uma pessoa por sua excentricidade – ou aquilo que pensamos ser isso – só por ser diferente daquilo que fomos acostumados a acreditar ser o certo? E quando fazemos isso, deixamos de notar que a pessoa tem dons e/ou enxerga o mundo de uma maneira diferente.

E ser diferente, esquisito, faz com que se vá mais longe. O normal, comum, é tão chato. Já me chamaram de esquisita. E eu sorri, porque prefiro ser esquisita do que como quem se julga normal, e não enxerga o mundo com olhos de criança.

Tundé no mundo da Lua (2014, Gulliver Editora, 36 páginas) tem ilustrações lindas e coloridas de Denyse Neuenschwander, que também ilustrou Aldebarã, de Juvenal Bernardes. O autor soube entender as crianças e conseguiu contar uma linda história. Leia e se encante.

Gê Lara estará na FLID - Feira Literária de Divinópolis, MG, que acontecerá entre os dias 29 a 31 de agosto. E eu também estarei lá.

*****
Editora: Gulliver
Ano: 2014
Páginas: 36
Skoob | Gulliver Editora
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.