21 de jan. de 2014

Dia Nacional do Quadrinho na Gibiteca de Curitiba


A data é uma lembrança à publicação da primeira história em quadrinhos com personagem fixo no cenário brasileiro. No dia 30 de janeiro de 1869, a revista Vida Fluminense ganhou em seu editorial a história “Nhô Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte”, de Angelo Agostini, cartunista italiano radicado no Brasil. A publicação, que contou com nove edições, é também considerada uma das pioneiras em âmbito mundial. O Dia Nacional dos Quadrinhos é comemorado desde 1984 após instituição realizada pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas (AQC) do Estado de São Paulo.

Outro registro importante na história dos quadrinhos brasileiros é referente ao trabalho de Manuel de Araújo Porto-Alegre. Em 1837, o primeiro e único barão de Santo Ângelo fez circular o primeiro desenho em formato de charge, que foi produzida através do processo de litografia e vendida em papel avulso.

A Gibiteca de Curitiba, idealizada na década de 1980 pelos arquitetos Key Imaguire, Abrão Assad e Domingos Bongestabs, é um marco no cenário brasileiro dos quadrinhos. O espaço, que contou com o aporte financeiro do presidente da Fundação Cultural de Curitiba na época, o publicitário Sérgio Mercer, teve como sede inicial uma das salas na Galeria Schaffer até a mudança para o atual endereço, no Solar do Barão.

A Gibiteca oferece uma série de eventos como exposições, concursos, encontros com profissionais, palestras, eventos de RPG (Role Playing Game), feiras de gibis, cursos, oficinas e workshops. O espaço também abriga uma biblioteca especializada que reúne mais de 30 mil títulos de todos os gêneros de histórias em quadrinhos, para empréstimos e consultas. Outra atração fica por conta dos cursos semestrais. Ao todo são 100 vagas para cinco turmas, sendo uma para o Curso de Mangá (quadrinhos japoneses) e quatro para o Curso de Desenho HQ (duas de nível básico, uma de intermediário e uma de avançado). O local também já atraiu grandes nomes da HQ brasileira. Laerte, Angeli, Glauco, Luiz Gê, Primaggio, Malavoglia & Garfunkel são alguns que já estiveram presentes nas instalações para troca de informações com jovens cartunistas.

Em 2012, a Gibiteca de Curitiba completou 30 anos de vida. No mesmo mês do aniversário, em outubro, o espaço sediou mais uma edição da Gibicon - Convenção Internacional de Quadrinhos. O evento contou com inúmeras atrações e reuniu diversos artistas de renome nacional e internacional.

O evento do Dia Nacional do Quadrinho acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro.
 
Serviço
A Gibiteca fica no Complexo do Solar do Barão
Rua Carlos Cavalcanti, 533 - Centro - Curitiba, PR
De segunda a sexta-feira das 9h às 12h e 14h às 19h, e aos sábados das 12h às 19h
Visite o site para maiores informações.

Fonte: Curitiba Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.