15 de mar. de 2013

Lista: Os melhores livros juvenis - Parte 1

Todos (?) sabem que sou viciada em listas e em livros juvenis.

E quero dividir meu gosto com os leitores do blog, então esse post traz uma lista com meus livros juvenis favoritos. Espero que curta.

A História Sem Fim - Michael Ende

Não posso começar de outra forma: A História Sem Fim (1979) é um dos meus livros favoritos. O melhor livro infanto-juvenil que já li. Michael Ende é um dos meus autores favoritos. Simplesmente porque é incrível. Sabe quando falo sobre um autor não diminuir seu leitor por sua obra ser destinada principalmente ao público infantil e juvenil? Michael Ende não o faz, ao contrário, instiga seu leitor; cria novos mundos e nos faz viajar e querer ler mais e mais de suas histórias fascinantes, ricas.




2º Série O Castelo Animado - Diana Wynne Jones

  • O Castelo Animado - Livro 1

E se de repente você, jovem com toda a vida pela frente, encontrasse uma bruxa que aparentemente sem motivos a transformasse em uma velha de uns 90 anos? E se esse feitiço não permitisse que fosse revelado que você na verdade está sob um feitiço?

Leia a resenha completa de O Castelo Animado - Livro 1

  • O Castelo no Ar - Livro 2

Descobri Diana Wynne Jones através da animação de O Castelo Animado, dirigida por Hayao Miyazaki em 2004. Sempre vejo nos créditos dos filmes que gosto se eles foram adaptados de algum livro, e esse foi o caso. Saí em busca do livro, mas só consegui comprá-lo em 2012. Aproveitei e fiz a festa, peguei também as continuações, O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos. Logo que terminei O Castelo Animado passei para o segundo e não me arrependi, é incrível.

Leia a resenha de O Castelo no Ar - Livro 2

  • A Casa dos Muitos Caminhos - Livro 3

Uma das maiores escritoras de literatura de fantasia, com mais de 30 títulos publicados, Diana Wynne Jones traz de volta seu universo mágico e fascinante criado em O Castelo Animado, que ganhou as telas de cinema em uma adaptação do mestre japonês da animação Hayao Miyazaki, indicada ao Oscar de Melhor Filme de Animação de 2006. Depois da continuação O Castelo no Ar, os personagens Howl, Sophie e Cálcifer estão de volta em uma nova, surpreendente e encantadora aventura.

Ainda sem resenha, então leia a sinopse completa


3º Série Harry Potter - J. K. Rowling

Bem, todos conhecem a série, sabem o o que acontece com o menino bruxo que mora com seus tios trouxas - ou seja, não bruxos - e recebe uma carta para ir estudar em Hogwarts, e lá muitas aventuras acontecem, e, como nunca (!) fiz resenha dela, só deixo em aberto, sem links.






4º Heidi - Johanna Spyri

Muitas gerações de crianças se encantaram com a história de Heidi, essa adorável e alegre menina que, na sua maneira inocente, consegue transmitir o sentido da verdadeira felicidade a todos os que com ela convivem. É a docilidade e a sabedoria ingênua desta personagem que permitem descobrir que são os pequenos gestos e as atitudes, os verdadeiros sentimentos, como o amor, a generosidade e a simplicidade, alguns dos segredos para se alcançar essa felicidade.

Ainda sem resenha, então leia a sinopse completa



5º Momo e o Senhor do Tempo - Michael Ende

Homens cinzentos passaram a convencer as pessoas a economizar tempo e com isso a vida foi se tornando fria e vazia. Coube a Momo, uma menina desgrenhada, a missão de trazer de volta o tempo perdido. 

Não é que Manu desse tão bons conselhos, ou sempre encontrasse as palavras certas para dizer. Não é que ela divertisse o pessoal, cantando, dançando, ou tocando algum instrumento. Não é que ela tivesse poderes mágicos, ou lesse a mão, ou enxergasse o futuro.

 Ainda sem resenha, então leia a sinopse completa

Espero que tenha curtido a primeira parte da minha lista. E não deixe de contar qual é a sua.

Leia também
+ Como cuidar dos livros Parte 1 - armazenamento
+ Como cuidar dos livros Parte 2 - marcações

11 comentários:

  1. Li e curto todos esses, seu número 1 é também o meu. Recomendo aos jovens a série Earthsea, de Ursula le Guin (foi traduzida em Portugal com o nome Terramar - alguém podia trazer pra cá!), a série Rangers, de John Flanagan (recomendação da Luciana, minha filha de 12 anos - publicada aqui pela Fundamento) e, ainda, os clássicos, mesmo que recontados, Chamado Selvagem e Moby Dick.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Tem tantos livros que não são traduzidos pra nós, que fico triste!

      Os clássicos, eu adoro, sem dúvida! Gosto muitos de "O Lobo do Mar", "Robinson Crusoé"... Adoro histórias de mar.

      Obrigada pelas dicas! =*

      Excluir
  2. Há um bom tempo que eu quero ler A Historia Sem Fim, mas acabou que eu não consegui compra-lo e caiu no esquecimento :/

    ResponderExcluir
  3. HP <3 !!

    Quero mto, mais mto msm ler "A historia sem fim" e os outros livros da Trilogia do Castelo (soh li O castelo animado, por enqto).

    Adorei a seleção.

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu sinto tanta saudade de Howl e companhia, depois que terminei a leitura, sinto que fiquei órfã.

      bjos

      Excluir
  4. Amei!!! \o/ Sou louca para ler A História sem Fim!! Por enquanto meu preferido é O Mágico de Oz :) Adorei a lista, Celly! Me interessei por todos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Gosto bastante de O Mágico de Oz, também =)

      =*

      Excluir
  5. PS.: Harry Potter então... fenômeno \o/

    ResponderExcluir
  6. Ahh poxa... eu nunca li Harry Potter, queria muuito ler! ;)

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  7. Ahhh que lista fofa <3
    Dianna Wynne, J.K., Michael Ende... só gente boa!

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.