5 de out. de 2012

Enquete: Em média, quantos livros você lê por ano?

Faço essa enquete porque nunca fui perguntada em nenhuma pesquisa sobre esse assunto e esse ano li mais do que os passados e vejo surgindo muitos leitores, mas as pesquisas dizem que o número de leitores no Brasil vem caindo.

Segundo o Ciência Hoje "os números não deixam espaço para o otimismo. É a conclusão a que se chega quando se toma conhecimento dos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência. O estudo, que está na sua terceira edição e envolveu 5.012 pessoas em 315 municípios do país, traçou um panorama preocupante: houve uma queda de 9% de leitores em comparação a 2007, o último ano em que a pesquisa foi feita".

Então vamos ver o quanto nós, blogueiros, autores, e afins lemos. A enquete está na coluna à esquerda.

Agradeço a quem participar. Pode deixar a lista de lidos nesse post. A minha lista.

Fonte: Ciência Hoje

Enquete encerrada, o resultado:

26 comentários:

  1. Olá!!
    Essa semana eu programei um post para meu blog exatamente com o mesmo assunto! -rs

    É sempre muito interessante fazer essas pesquisas de leituras! *o*

    Já votei aqui ao lado, creio que eu leio entre 50 ~ 60 por ano.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxe, que massa! Acho que não somente eu estou indignada com essa ideia de que a leitura está diminuindo, então rsrsrs

      Obrigada! =*

      Excluir
  2. Ei, Celly! Não tenho como listar, pois leio mais de cem por ano, mas todo final de ano faço uma lista com os 15 ou 20 de que mais gostei. Essa pesquisa que você citou difere da conduzida pelo Observatório do Livro, segundo a qual os brasileiros estão lendo mais, porém não sei quais foram os critérios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado quando se faz uma pesquisa com um número tão reduzido de pessoas, no caso da pesquisa que citei, 5.012, a enquete do MdF pode mostrar algo muito diferente, por exemplo. Nós vivemos num meio em que as pessoas leem muito, a pesquisa citada não expressa isso.

      Excluir
    2. Celly achei bem legal essa sua enquete. Leio muito até mesmo porque sendo bibliotecária, é meu ofício. Mas leio por prazer e ao ano são diversos livros. No ano passado li 25. Esse ano estou um pouco mais devagar devido as minhas atividades de escrita que está tomando mais meu tempo que antes era para leitura. mas mesmo assim já li bastante. Vou fazer um levantamento e depois te respondo.

      Excluir
    3. Isso que é importante, Roseli, ler. O número não é realmente importante, mas quanto mais, melhor. rsrs

      Volte e nos conte! =)

      Excluir
  3. Uma vez que dependo das minhas finanças para ler, a média é um por mês. Fora os e-books que dou uma passada via cel, pc....
    E concordo com a Ana, acho que os brasileiros estão lendo mais. E em um país de 190 milhões, fazer pesquisa com 5 mil pessoas é meio nonsense...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É limitado. Teriam que fazer esse número em cada região, por exemplo. Porque numa região pobre é sabido que a leitura não é colocada em primeiro plano. Tem muito detalhe que afeta o resultado real.

      Excluir
  4. Priscilla R Dutra05/10/2012, 11:54

    Bem vou tirar a base nesse ano. Até agora li 39 livros. Acho meio dificil haver queda na leitura, acho mais fácil o aumento, por menor que seja.

    ResponderExcluir
  5. Olá Celly,

    Houve uma época em que eu lia um livro por semana, mais isso foi nos tempos do ginásio, na fase papa-tudo. Hoje, leio em torno de um por mês - quando superior a 500 páginas - ou dois em um mês. Mas com os estudos para concursos fico sem tempo para ficção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem isso também, a questão do trabalho e estudo que "atrapalha" a leitura rsrs

      Excluir
  6. Ahh não sei dizer, mas de acordo com o skoob kkk que eu acompanho desde 2010, leio por volta de uns 70...
    Esse ano eu só li 45 livros... mas o ano não acabou e espero chegar pelo menos nos 70 para acompanhar ano passado!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 45 é um ótimo número! rsrs

      Vamos torcer para que você consiga 70 hehehe

      Excluir
  7. O brasileiro precisa "aprender a ler"! A despeito de o número de analfabetos ter caído nos últimos anos, infelizmente a taxa de leitores não cresce... infelizmente não sabem o mundo, ou os mundos, incríveis e maravilhosos que perdem em cada livro que deixam de ler!
    Felizmente sou viciada em livros... não consigo parar de ler!! Não há um só dia que não leio, e muito! Votei no + 100 ali ao lado, pois é bem mais mesmo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, então rsrs. Amo os livros, não saberia viver sem.

      E você pode notar que as crianças são super curiosas, querem ler, mas sem incentivo elas se tornam o mesmo que a maioria dos pais... Muito triste.

      Parabéns por ler tanto! ^.^

      Excluir
  8. Por ano eu leio uma média que vai de 45 até 52 livros por ano. Agora trabalhando em duas cidades diferentes como professor de Artes a minha média diminuiu e neste ano acho que não chego aos 50 livros liros neste ano. Mas devo ficar com uns 45 livros lidos.
    Neste ano já li 32 livros. Uma bom número não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ótimo número! Bem melhor do que os 1,8 livros que o governo dizia que líamos rs

      Excluir
  9. nussa rs ah eu votei em muito mais que 100,por é mesmo ,ano passado ,que eu tenha contado,li pelomenos 170 livros,leio tds os dias,uns 2 a 3 livros por semana ,dependendo do tamanho rsrs.sou viciadaaa em leitura.beijinhosss

    ResponderExcluir
  10. Olah... desculpem antecipadamente, meu notebook nao tem acentos. Mas entao. Celly Borges, vc sabe em QUE se baseiam esses numeros do Ibope? Em VENDA (repito, VENDA) de livros em LIVRARIAS. Eles desconsideram COMPLETAMENTE o mercado de Sebos (que, todos sabemos, vem crescendo exponencialmente), de troca de livros, de livros vendidos entre individuos, etc. Desconsideram, inclusive, ebooks! Eh um numero extremamente suspeito, se quer saber. Com certeza, o Brasil ainda estah muito aquem do que se eh esperado para qualquer civilizacao considerada "leitora", mas estamos bem menos mal do que fazem parecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, em solidariedade tambem escreverei sem acento. hehehehe

      Com certeza e essas tipo "mais vendidos da Veja" nao e propaganda de graça, nao. E nem os mais vendidos ou recomendados das livrarias nao sao feitos por boa vontade, na verdade tudo isso tem um preço, cada um faz do seu jeito.

      Ate os paises vizinhos que sao mais pobres leem muito mais do que nos...

      Excluir
  11. Leio em média 180 livros ao ano. Sei que é muito, mas é verdade. Gostaria de conseguir chegar a 200. Isso, desconsiderando as HQs, que leio uma tonelada hehehe Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Celly

    Votei pela média dos últimos anos, li por ano entre 60-80 livros, esse ano deve ficar por aí também - estou no 63, o legal é que me acostumei e amo tanto ler que acabei encontrando tempo mesmo tento ficado mais ocupada nos últimos anos com estudo e trabalho, sem deixar de fazer outras coisas que gosto.

    Acho estranho esse resultado, pois parece que muito mais livros estão sendo vendidos, o nº de lançamentos (e relançamentos de clássicos e outros) e até de editoras aumentou, como o de leitores diminuiu?
    Igual espero que as coisas melhorem nessa área, e cumpram o prometido de bibliotecas em todas as escolas.

    Bjus


    ResponderExcluir
  13. votei na última opção.

    desde q, no ano passado, me auto estipulei a meta d 50pgs/dia. em 2011 foram 118 livros no total, atualmente, estou lendo o meu 103º em 2012.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Votei na opção 51 a 65

    O link da minha listinha é esse aqui http://www.chatadoslivros.blogspot.com.br/p/livros-lidos.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.