2 de mai. de 2012

Dica de leitura: Arsène Lupin - Ladrão de Casaca - Maurice Leblanc

Arsène Lupin é um dos personagens mais populares da literatura francesa. Criado por Maurice Leblanc (1864 - 1941) no começo do século 20 com enorme sucesso, suas aventuras transcenderam a literatura para se tornarem filmes, séries de TV e peças de teatro. Foram 20 livros protagonizados por Arsène Lupin. Irônico, cético e bem-humorado, o grande escritor decidiu criar um personagem para fazer uma brincadeira com o Sherlock Holmes de Conan Doyle, cuja precisão e “boas maneiras” o incomodavam profundamente. Hoje, Sherlock seria um personagem “politicamente correto”, enquanto Arsène Lupin seria o “bad boy”, o homem que assumia vários papéis, e o mais célebre foi o de super-ladrão, capaz dos roubos mais impressionantes sem jamais se beneficiar pessoalmente deles. Assim, tornou-se uma espécie de Robin Hood do “grand monde”. Ladrão e detetive ao mesmo tempo, Arsène Lupin é o misterioso personagem que faz justiça a qualquer preço. 

Sagaz como Sherlock, brilhante, inteligente e culto, Leblanc acrescentou a este personagem fascinante o charme e a elegância que fazia com que as mulheres mais cobiçadas da Riviera francesa e de Paris se apaixonassem por ele.

Ausente por mais de 30 anos das livrarias brasileiras, a Coleção L&PM Pocket traz de volta este charmoso personagem e suas aventuras mirabolantes com o lançamento de Arsène Lupin – Ladrão de casaca, um verdadeiro presente para quem gosta de ler.

A alta sociedade francesa diverte-se a bordo do transatlântico Provence, quando chega a notícia: Arsène Lupin, o ladrão impossível­ de se capturar, viaja disfarçado entre os passageiros. Eis a chance de o Inspetor Ganimard prender o homem capaz­ de realizar crimes perfeitos e fugas espetaculares. Conto de estreia deste ícone da literatura policial, A detenção de Arsène­ Lupin, de 1905, é a primeira das nove aventuras aqui reunidas, revelando um criminoso galante e sedutor, guiado pelo prazer do desafio. Um anti-herói que se dá até ao luxo de ajudar a polícia em casos difíceis. Conheça um oponente à altura de Sherlock Holmes – ou “Herlock Sholmes”, na versão de Maurice Leblanc – e prepare-se para torcer pelo ladrão.

Maurice Leblanc nasceu em Rouen, na França, em 1864. Autor de mais de 60 contos e novelas policiais, o escritor e jornalista ficou mundialmente conhecido como o criador do engenhoso ladrão Arsène Lupin. Morreu em 1941, em Perpignan.

Arsène Lupin - Ladrão de casaca, com este título que dá dupla interpretação, é um livro cheio de humor, ironia, a visão do anti-herói, bastante recomendado para quem gosta de literatura policial!

*****
Editora: L&PM
ISBN: 978-85-254-2576-8
Páginas: 208
Skoob | L&PM
*****

2 comentários:

  1. Olá Celly,

    Esse livro entrou para a minha lista de futuras compras. Sempre quis ler esses contos e não encontrava.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li, numa edição antiiiiga rsrs, é MUITO bom =) Mas na verdade é um romance ^.^

      Excluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.