27 de jul de 2011

Dica de leitura: A Bondade dos Estranhos - João Barreiros

A segunda metade do século XXI não é uma época ideal para viver. Especialmente quando o nosso planeta foi gentilmente “ocupado” por duas espécies alienígenas, que decidiram importar-nos Utopias essencialmente antagônicas, e por uma terceira, que se propõe eliminar as restantes com a máxima eficiência. Mas a verdade é que não existem almoços gratuitos e tudo tem um preço. Que fazer quando nos oferecem de mão beijada o contato direto com Deus, ou a felicidade absoluta da perda do “Eu” pela integração a um Bem Maior? Que fazer quando três novas ecologias devoram o já fragilizado ecossistema terrestre? Como proceder quando os humanos rejeitam visceralmente a irrecusável presença do Outro? Como manter contato? Como se comunicar com monstros? Nada mais simples que o comprimido negro. A droga da empatia. O amor sintético por tudo quanto é estranho em forma de uma pílula.

Joana Mendes, a jovem vítima do Projeto Candy-Man, vai ter de provar, num longo e inesquecível dia de babá (caso consiga sobreviver!) a eficácia desse tipo de droga. Tomar conta de quinhentas crias alienígenas não parece tarefa fácil. Principalmente quando o “parque infantil” é uma floresta carnívora e as “crianças”... estas são tudo, menos isso.

Traída por todos aqueles em quem deveria confiar, Joana vai apenas a depender da bondade dos estranhos. 


*****
Editora: Tarja
ISBN: 978-85-61541-37-8
Páginas: 210
Formato: 14x21cm
Ano: 2011
Edição: 1ª
*****

 Sobre o autor
João Barreiros é escritor, editor, tradutor e crítico de ficção científica. Formado em Filosofia na Universidade de Lisboa, é professor em Portugal, país onde nasceu e reside. Seus trabalhos já foram traduzidos para o inglês, espanhol, francês, italiano e sérvio, culminando agora com sua adaptação para o português brasileiro. Ganhou por duas vezes o prémio Nova. Colaborou com os jornais Público e O Independente, e com as revistas Ler e Os Meus Livros. Autor dos romances Disney no céu entre os Dumbos e A verdadeira invasão dos marcianos, além do épico Terrarium: Um romance em mosaicos, em parceria com Luís Filipe Silva. Também possui coletâneas, como Duas fábulas tecnocráticas, O caçador de brinquedos e outras histórias e Se acordar antes de morrer.

http://www.tarjalivros.com.br/

A Bondade dos Estranhos será lançado no Fantasticon 2011

2 comentários:

  1. Gostei da sinopse! Acho que vou aguardar o lançamento... :)

    ResponderExcluir
  2. Eu já li este livro e só posso dizer que como tudo o que já li do João Barreiros é magnifico. Espero que ele tenha no Brasil o sucesso que lhe é devido e que infelizmente não alcançou (ainda) em Portugal.

    Portanto cara Gessy e restantes leitores Brasileiros leiam este excelente autor e descubram mundos como nunca pensaram existir.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.