26 de mai. de 2011

Nota: Aniversário do livro "Drácula" de Bram Stoker

Drácula (em inglês: Dracula) é um romance de 26 de maio de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura.

Drácula tem sido designado como vários gêneros literários, incluindo literatura de vampiros, ficção de horror e romance gótico. Estruturalmente, é um romance epistolar, ou seja, contada como uma série de cartas, entradas de diário, registros de bordo etc. Embora Stoker não tenha inventado o vampiro, a influência do romance na popularidade dos vampiros foi singularmente responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão e muitas interpretações ao longo dos séculos 20 e 21.

O romance foi adaptado muitas vezes, especialmente para o cinema e teatro e o vampiro foi usado em muitas histórias e paródias independentes do romance original, sendo usado até hoje por diversos autores em diversas mídias, sendo tema recorrente na cinematografia mundial. O romance mais recente a tratar do assunto é O Historiador, de Elizabeth Kostova. Em Vlad – a última confissão – C. C. Humphreys (leia a resenha), narra a história por trás do mito, ou seja, as crueldades do Vlad real .

Dizem que Bram Stoker se inspirou no livro policial A Pedra da Lua de Wilkie Collins (leia a resenha) para escrever Drácula em forma de diário.

Fonte: Wikipédia e L&PM

6 comentários:

  1. Bela materia!!!

    Já add um link ao meu Blog....

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, Dri! Parabéns pela elucidação sobre a temática - afinal, você é um PhD no assunto, né!? tenha uma adorável noite também, 1 forte abraço do amigo,

    the ^..^ Osmar.

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito vampírico não, mas esse aí é crassicaço!

    ResponderExcluir
  4. Osmar, este blog é da Celly, não do Dri rsrsrs

    Valeu, assim mesmo =}

    ResponderExcluir
  5. esse livro é muito bom mesmo, pena q o meu misteriosamente desapareceu.

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.