26 de jan. de 2015

Livros sobre o filme "Casablanca"

Essa semana terminei a leitura do livro Casablanca - A criação de uma obra-prima involuntária do cinema, escrito por Renzo Mora e será lançado em março desse ano pela Editora Estronho.

Chamada para o lançamento

Em Casablanca - A criação de uma obra-prima involuntária do cinema conheci muitas curiosidades além do filme.

O texto de Mora é leve e traz pontos divertidos, como esse:
"Vincent Price foi testemunha de outro clássico criado pelo inglês de Curtiz, nos bastidores The Private Lives of Elizabeth and Essex, 1939, quando um assistente demorou a trazer seu refrigerante: 'Na próxima vez que eu precisar de um filho da puta idiota trazer uma Coca-Cola, vou eu mesmo'".

Além de toda a história, ali descobri o livro As time goes by - Um romance de Casablanca.
1998 – Com autorização da Warner, dona dos personagens, o autor Michael Walsh lança o livro As Time Goes By: um romance de Casablanca, sobre o que houve antes e depois dos eventos narrados no filme Casablanca. Em seu livro, Walsh decidiu que Rick é um ex-gangster de East Harlem procurado pela lei, cujo nome real é Yitzik Baline. Tendo o Harlem como fundo, o livro explica porque Sam, seu melhor amigo, é um homem negro e a razão para Rick não poder voltar para Nova York. E a missão de Laszlo deve ser o assassinato do nazista Reinhard Hydrich em Praga, o ato mais significativo da resistência tcheca durante a Segunda Guerra Mundial.

Claro que, como uma leitora curiosa, corri em busca do meu exemplar de As time goes by - Um romance de Casablanca, e encontrei num sebo em Curitiba, PR, por R$12, em ótimo estado - acabei ganhando do meu pai. 



Na foto, ao lado da obra citada está outro livro que já tinha em casa e faz parte da coleção Folha Apresenta, onde fala rapidamente sobre o filme, o diretor e os personagens. Na última capa traz um envelope com o DVD de Casablanca. Uma edição muito bonita.

Então não deixe de conferir o livro Casablanca - A criação de uma obra-prima involuntária do cinema, um livro para curiosos - assim como eu - e fãs.

E não esqueça! Lançamento em março na coleção Cinema Estronho da Editora Estronho, que tem vários títulos massa! Ah, e o livro vem com um conjunto de cards lindos e colecionáveis!

Um comentário:

  1. Oi Celly,
    Quando tiver mais informações por favor, avise.
    Sou louca por clássicos do cinema. E Casablanca é um dos meus favoritos.
    Adorei a novidade,
    bjs
    Luana
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.