22 de jun. de 2013

Dica de leitura: Vathek - William Beckford

Publicado pela primeira vez em 1786 como Vathek, uma história árabe ou A história do califa Vathek, este texto entrou para o rol dos romances góticos mais conhecidos do público, como Frankenstein, de Mary Shelley, e O Castelo de Otranto, de Horace Walpole. Entre aqueles que declararam terem sido influenciados pela obra encontram-se Lord Byron, Edgar Allan Poe, Stéphane Mallarmé e H. P. Lovecraft. 

Trata-se da insólita história da queda do califa Vathek que, renunciando ao Islã, lança-se numa série de atividades licenciosas na tentativa de obter poderes sobrenaturais. Segundo o autor – o crítico de arte e político William Thomas Beckford (1760-1844) –, a história foi escrita em três dias e duas noites. Reflexo da obsessão setecentista por tudo que fosse oriental, Vathek maravilha o leitor com um misto de cultura árabe, um clima de As mil e uma noites e fantasias aterrorizantes.

*****
Edição: 3
Editora: L&PM Pocket
ISBN: 9788525406200
Ano: 2007
Páginas: 128
Skoob | Leia um trecho
*****

Sobre o autor
Sir William Beckford (1760-1844) foi um herdeiro de colossal fortuna, célebre pelo talento literário e excentricidades que escandalizaram a sociedade londrina. Expert em cultura e literatura árabe (que já lia no original desde a adolescência) escreveu vários livros de viagem e foi grande colecionador de arte. Vathek é a obra que lhe trouxe a fama e o sucesso literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.