17 de fev de 2013

Dica de leitura: A Luneta Mágica - Joaquim Manuel de Macedo

Em A Luneta Mágica, o protagonista da história, Simplício, é 'míope física e moralmente', segundo o autor. Ansioso por enxergar melhor, consegue por meio de um armênio uma luneta com a qual pode ver perfeitamente. É advertido de que não deverá fixá-la por mais de três minutos, após o que passará a ver além da aparência e apenas o Mal dentro das pessoas.

Simplício não resiste a fixar sua luneta por um tempo maior, e começa a ver mais do que gostaria, o que o leva quase à loucura. Acaba, sem intenção, quebrando a luneta, e pede ao armênio que lhe forneça uma outra. O homem concorda, mas adverte-o que desta vez ele veria apenas o Bem, se fixasse a luneta por mais de três minutos. Foi pior ainda e acabou por ser envolvido e enganado.

Uma espécie de fábula moral, este livro acaba por nos fazer pensar a respeito da relatividade do Bem e do Mal, além de nos dar um retrato bastante realista da sociedade da época. 

Esta obra está em domínio público, você pode baixá-la gratuitamente no site da Amazon. Para ler no PC é necessário ter um programa, também oferecido gratuitamente no site da Amazon, informe-se.

Ou se preferir pode baixar no formato PDF no site Domínio Público.
_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.