17 de mar. de 2012

Curso de Formação de Escritores

Em abril as matrículas estarão abertas para o Curso de Formação de Escritores.

Em abril de 2012, tem início uma nova Turma do Curso de Pós-graduação de Formação de Escritores em São Paulo. O Curso é composto por nove Módulos Sequenciais e tem duração de dois semestres. As aulas acontecem às terças-feiras à noite das 19:30h às 22:00h, na sede da ESDC.

O Curso pioneiro teve início em 2008 e tem como proposta desenvolver as técnicas e as ferramentas que contribuem para o processo criativo do escritor, promovendo a elaboração de ideias e textos com maturidade e consistência literária. O corpo docente é formado por professores/escritores que atuam no mercado profissional e que estimulam o aprendizado literário, descobertas estilísticas, experimentação e aperfeiçoamento na escrita pessoal.

O Curso oferece conceitos sobre a estrutura do livro e da história para o autor.

A JORNADA DO ESCRITOR. A jornada do herói mitológico. Implicações no desenvolvimento de histórias ficcionais e processos criativos. Os elementos estruturais e as fases de aperfeiçoamento e desenvolvimento do escritor para romper os paradigmas.
HIBRIDISMO LITERÁRIO. O hibridismo literário e a lingüística como ferramenta de desenvolvimento no processo ficcional e não-ficcional. Gêneros distrativos. Hibridismo como opção. O literário e o metaliterário.
LITERATURA INFANTO-JUVENIL. A estrutura e desenvolvimento do texto infanto-juvenil. A importância do texto e ilustrações. A leitura interpretativa e específica, as ferramentas de desenvolvimento e condução no processo ficcional de histórias infantis.
ANATOMIA DA PROSA.  A estrutura, os recursos  e a estilística da prosa. A prosa como ferramenta de desenvolvimento e descoberta do escritor. Experimentação, leitura e escolhas no processo ficcional.
DESDOBRAMENTOS DA LITERATURA. Novas descobertas e experimentações. As vertentes literárias e os desdobramentos das obras literárias. As recriações e ousadias nas releituras e adaptações.
CRIAÇÃO LITERÁRIA. As técnicas discursivas e o estilo de criação do escritor. A preparação e o desenvolvimento do texto. As falhas mais comuns. O amadurecimento literário.
MITOLOGIA E LITERATURA. A influência direta da Mitologia na Literatura. A tragédia, o teatro, os mitos e a perpetuação do romance. Explicações e escolhas.
O ROTEIRO E LINGUAGEM.  A preparação do roteiro. Roteiros ficcionais. Roteiros técnicos. Emoções invisíveis. Cinema e teatro. As escolhas e ferramentas do roteirista.
DIVULGAÇÃO LITERÁRIA. O mercado editorial. A preparação de originais. A publicação. A preparação e desenvolvimento da carreira do escritor.

Matrículas Abertas: início Abril de 2012
Informações: no site do ESDC
Contato: marcia@esdc.com.br 

Conheça o Curso à distância

4 comentários:

  1. Bem interessante. Se morasse em SP e tivesse dinheiro... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, tem o Curso à distância (EAD), os tópicos são massa =)

      Excluir
  2. Oi Celly, nos informe sobre o curso à distancia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui o link http://www.esdc.com.br/EAD/ead_formacao_escritores.htm

      =)

      Excluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.