28 de out. de 2011

Dia Nacional do Livro

Comemora-se no dia 29 de outubro o dia nacional do livro, esta data foi estipulada a partir da transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 1810, foi então fundada a Biblioteca Nacional.

O Brasil também passou a editar livros a partir de 1808, o primeiro editado foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga. 

Hoje a edição de livros no Brasil ainda é pequena para o número de habitantes, mas também é relativa ao número de leitores. Infelizmente não temos consciência de leitores, a maioria das pessoas não tem livros em suas vidas, nem chega a ser um produto secundário, aquele em que apenas será adquirido caso sobre algum dinheiro. Muitos nem pensam na possibilidade de tomar a leitura como lazer, muitas pessoas veem livros apenas como obrigação do colégio, depois disso passam a fazer parte apenas das estantes.

A parte boa é que há mais interessados, não digo necessariamente da boa literatura, mas é um começo. Há bibliotecas muito bem estruturadas para receber todos os tipos de leitores. Por isso, se não tiver como adquirir livros, empreste dos amigos, da biblioteca...

Vamos ler mais. Fazer da leitura parte da nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.