7 de mar. de 2011

Resenha: O labirinto dos ossos – The 39 Clues – Livro I – Rick Riordan

Em O labirinto dos ossos o leitor acompanha a busca de Amy e Dan por um tesouro. Primeiramente os irmãos abrem mão de 2 milhões de dólares por uma pista que os levará até a seguinte, serão ao todo – como pode logo perceber – 39. Ao morrer, a avó, Grace, deixa um vídeo em que seleciona 40 Cahill – sobrenome da família, porém nem todos o carregam – para que participem da busca ou, caso não desejem procurar nada, recebam 1 milhão cada.

Quem leu e é fã da série Percy Jackson e os olimpianos pode ficar um pouco decepcionado com a simplicidade da história. Não chega a ser fraca, mas tudo acontece muito rápido, como, por exemplo, a maioria aceitar o desafio sem nem ao menos refletir, tudo bem que a família é composta por ricos, mas nem hesitar frente a tanto dinheiro ou até mesmo pensar nos compromissos ou na loucura da empreitada, fica meio forçado. Ok, você pode falar que estou sendo radical, afinal é um livro infanto-juvenil, mas quem me conhece – ou lê as resenhas – sabe o que penso a respeito da literatura para crianças e jovens ser muito simples.

Outra parte que, por enquanto, não dá pra entender muito bem, é o motivo de todos que aceitaram o desafio quererem tirar Amy e Dan do caminho. Ninguém faz nada, não procura pista nenhuma, mas sempre que os irmãos encontram algo, lá está um grupo de Cahill para atrapalhar e tentar matá-los, como quando os dois caem num buraco e percebem que jogarão cimento sobre eles, os Holt – um dos grupos – quase os abandonam ali como se nada fosse.

Amy é o gênio, sabe quase tudo, ela tem apensas 14 anos. Dan é ótimo em matemática e em desembaralhar letras e formar as frases certas, é mais novo que a irmã.

Não estou dizendo, também, que o livro não é bom. Gostei de ler, é leve e rápido, pretendo terminar a série, mas poderia ser um pouco mais trabalhado, quem sabe os próximos autores não melhoram?

“Com cuidado, aproximou-se do mausoléu. Ela sempre detestou túmulos acima do chão. Lembravam casas de boneca para gente morta”.

The 39 Clues é uma série composta por 10 livros. O primeiro, “O labirinto dos ossos”, foi escrito por Rick Riordan (1964), autor bastante conhecido pela série Percy Jackson e os Olimpianos, As Crônicas dos Kane e do recém lançado Tequila Vermelha.

*****
Editora: Ática
Tradução de Rafael Mantovani
ISBN: 9788508126910
Ano: 2009
Páginas: 238
*****

Até agora foram lançados 7 livros da série The 39 Clues.

Leia as resenhas de Percy Jackson e os Olimpianos

2 comentários:

  1. Essa série parece ser bem legal, pena que tem muitoos livros. haha

    ResponderExcluir
  2. Entend completamente seu ponto de vista e gostei bastante da resenha, quando eu for ler, já sei quais são os erros... Pensava que tinha todaa essa dificuldade que vc citou q faz falta... q pena!

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.