22 de out. de 2010

Convite de lançamento Contos Sobrenaturais Chineses - Márcia Schmaltz e Sérgio Capparelli (org.)

A L&PM Editores convida para um bate-papo com Márcia Schmaltz, uma das autoras do livro Contos Sobrenaturais Chineses
Márcia, que está na terra dos contos sobrenaturais, a China, conversa virtualmente com o público na livraria Palavraria através de streaming.
Dia 27 de outubro, quinta-feira, 20h30min
Livraria Palavraria, na Rua Vasco Gama, 165
Porto Alegre - RS
Mais informações: www.lpm.com.br

Contos chineses falam sobre o fantástico e o sobrenatural
Por serem fantásticos, encantam como narrativa; por serem maravilhosos, deslumbram os olhos. É através de ilustrações de marionetes do teatro de sombra chinês, que as histórias do livro Contos sobrenaturais chineses, com tradução e organização de Márcia Schmaltz e Sérgio Capparelli, são adornadas. O livro é composto por 25 contos que cobrem as mais diversas épocas da milenar cultura chinesa – desde o período dos Reinos Combatentes (475-221 a.C.), ao auge da dinastia Qing, em finais do século XVIII. Na listagem de contistas, foi feita uma seleção entre autores anônimos e outros conhecidos da China.

Neste projeto, Márcia e Capparelli registram histórias que, por tradição, são contadas oralmente de geração em geração. Através desta publicação, o público leitor entra em contato com histórias até então inéditas no Brasil. Os contos, que transcendem o universo do real, são difíceis de serem classificados, uma vez que narram acontecimentos maravilhosos, sobrenaturais e que sugerem a irrefutabilidade da vida: o bem tende a seguir o bem, e o mal tende a seguir o mal.

A dupla, que já se reuniu anteriormente para projetar o livro 50 fábulas de uma China fabulosa, lançado pela L&PM, considera: “Todas essas obras foram escritas em um período de conhecimento científico incipiente, em que o homem procurava respostas aos conhecimentos naturais que o cercavam e que ele não conseguia explicar”. Por não encontrar uma explicação racional, as histórias recebiam um quê de fantástico. Assim são os contos e as ilustrações que recheiam as páginas de Contos sobrenaturais chineses: fantásticos.

Um comentário:

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.