16 de nov de 2009

Dica de leitura: A Ira dos Dragões e Outros Contos - Estus Daheri

*

Da parceria do renomado ilustrador John Howe e Estus Daheri surgiram os contos que compõem este livro. Partindo dos desenhos de Howe, Estus combinou-os com o seu universo, o mundo de Breasal apresentado em seu livro anterior O Segredo da Guerra.

Um livro repleto de perigosas bestas, magias e guerreiros poderosos, A Ira dos Dragões e Outros Contos é um título indispensável para os fãs de Fantasia e que sem dúvida agradará leitores de todos os gêneros. A escrita envolvente e clara de Estus leva o leitor a uma viagem pelos céus de Breasal, a uma busca pelo verdadeiro amor, uma caçada aos assassinos de toda uma vila ou uma missão que poderá resultar na libertação de todo o mundo.

Nascido no Canadá e atualmente residindo na Suíça, John Howe é um dos mais importantes ilustradores da obra de JRR Tolkien. Sua contribuição para o cinema também está muito ligada à Fantasia. Ele foi o artista que ajudou a conceber e transportar para as telas os personagens e cenários de filmes como O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia. Além disso, ilustrou inúmeros livros e realiza exposições por todo o mundo.

*****

O livro nas palavras do autor:


“A Ira dos Dragões e outros contos” consiste em oito histórias que narram aventuras no mundo de Breasal. O fato mais peculiar do livro é que todos os textos foram baseados em ilustrações do John Howe e esta história foi mais ou menos assim:


Sendo fã do Tolkien é impossível não ter conhecido em algum momento a obra do Howe, mesmo sem saber você já viu um desenho dele. Se não foi uma ilustração, foi nas telas de cinema, junto com o Alan Lee o John contribuiu com a concepção visual dos filmes do Peter Jackson.


Em uma de minhas idéias impulsivas pensei em fazer um livro de ilustrações do Howe, algo que está em falta no Brasil. Mandei um e-mail para o site do Howe e esperei a resposta. No dia seguinte já veio uma simpática resposta, perguntando mais informações sobre o projeto. Falei sobre o livro, mas no e-mail seguinte ele não pareceu muito animado em fazer o livro, além do mais existiam dificuldades em liberar algumas imagens. O projeto estava afundando então decidi arriscar.


Falei que escrevia algumas coisinhas de Fantasia e poderia ser interessante produzir alguns contos baseados nas ilustrações dele. O John ficou entusiasmado com a idéia e topou fazer um teste. O e-mail seguinte veio com uma imagem.


Confesso que fiquei paralisado com aquilo, olhava a imagem e depois a folha em branco onde deveria estar o texto. Qualquer coisa que eu escrevia não achava que estava a altura da imagem, foi um início difícil, mas depois a história começou a surgir. Surpreendentemente terminei o conto em uma semana. Um recorde para mim. Traduzi o texto para o inglês e mandei para o John. Agora era esperar.


Foram duas semanas de espera angustiante, mas finalmente a resposta chegou. Apenas duas frases. “O conto é muito bom. Qual o próximo passo?” Demorou um bom tempo para eu me dar conta de que estava fazendo um livro com o John Howe.


O próximo e-mail trouxe uma nova imagem e comecei um novo texto. Assim seguimos, imagem por imagem até que chegamos à oitava história no começo deste ano. Os meses seguintes foram de revisões e acertos finais. Agora está tudo. Espero que gostem.


*****

Autor: Estus Daheri

Ilustrações: John Howe

Editora: Arte e Letra

Número de Páginas: 210

ISBN: 978-85-60499-199

*****
Para adiquirir este livro entre em contato:

Arte e Letra Editora
Rua Sete de Setembro, 4214 – sala 1201
Curitiba - PR - Brasil - CEP 80250-210
Fone: (41) 3039-6895

www.arteeletra.com.br
contato@arteeletra.com.br

*****

Estus Daheri também é autor de "O Segredo da Guerra"


Um comentário:

  1. fantástica a idéia. Hoje, sempre que posso, usu como base textos clássicos como base de fatos recentes. Tentarei em breve trabalhar também sobre imagens antigas. www-comunidadesegura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.