26 de jul. de 2008

Resenha: A lição final – Randy Pausch e Jeffrey Zaslow

Randy Pausch, 46 anos, professor de Ciência da Computação na Carnegie Mellon University, Pittsburg, recebeu um diagnóstico dizendo que tinha dez tumores no fígado e lhe restavam poucos meses de vida.

Tinha três filhos – Dylan, Logan, Chloe (5, 2 e 1 anos respectivamente) e a esposa, Jai 40 anos, e, para ele, a família perfeita.

Mas sabia que seus filhos pouco – ou nada – lembrariam dele. Pensava o tempo todo que eles cresceriam sem o pai, e sua esposa teria de criá-los sozinha. Claro que não era culpa de ninguém. Era somente um fato.

As universidades sempre pedem para que seus professores realizem “palestras de despedida” para discutir assuntos que acreditem ser importantes. E, antes mesmo de saber do diagnóstico de Randy, a Carnegie Mellon lhe convidou a fazer uma palestra.

Mas Randy desejava passar todo o tempo que pudesse proporcionando ótimos momentos à sua família. Porém, no fundo, era um grande desejo era dar aquela palestra.

Precisava deixar algo para seus filhos. Algo que os fizesse lembrar ou conhecer seu pai.
“Se eu fosse pintor, teria pintado para eles. Se eu fosse músico, teria composto uma música. Mas como sou professor, dei uma aula”

Nesta aula ele não falaria sobre a morte. Randy Pausch falaria sobre a vida.

Havia 400 pessoas no auditório, para assistir a esta magnífica palestra que foi filmada e meses depois mais de 20 milhões de pessoas no mundo inteiro assistiram ao vídeo.

E neste livro Randy Pausch conta sobre sua vida, como se preparou e como foi a palestra que teve apenas um motivo de ter sido realizada: deixar um legado para os filhos.

*******


Randy Pausch morreu em 25 de julho de 2008, aos 47 anos.

*****
The last lecture – 2008
Tradução de Laura Alves e Aurélio Rebello
Editora Agir
253 páginas
*****

5 comentários:

  1. Eu assisti o vídeo no Youtube. Interessante.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o livro, ensina muito a viver, hoje mudei minha forma de viver...
    Aconselho a pelo menos olharem a palestra de Randy Pausch....
    Qual quer duvida, luide.xadrez@hotmail.com
    Valeu T++

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida este livro é muito bom, os ensinamentos que passam são para todos.
    Quanto à palestra, assisti uma parte, e achei incrível!

    Obrigada pela visita.

    ^.^

    ResponderExcluir
  4. Li o livro e adorei, acho que não é vergonha dizer que chorei como um bebê e quase manchei as páginas do livro com lágrimas rsrs. É o tipo de história que, pelo certo ou pelo duvidoso, nos concede força e vontade de continuar vivendo e lutar por tudo o que achamos certo e bom para nós. Só senti falta da sua opinião sobre o livro, espero sabê-la depois. *-*


    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o livro e me emocionei muito,realmente é uma lição de vida, deveríamos viver a vida com mais intensidade, viver o momento como se fosse o último valorizando mais as pessoas que estao ao nosso lado, distribuindo o amor que nos é dado de graça por Deus, nosso Pai Javé.

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.