2 de mar. de 2012

"Literatura, escrita e loucura" será o tema de oficina no Centro Cultural UFMG


O Centro Cultural UFMG promove, de 10 a 31 de março, sempre aos sábados, a oficina A leitura literária e o ato de escrever – apontamentos sobre literatura, escrita e loucura. Ministradas por Cinara Araújo, doutora em estudos literários pela UFMG, as aulas vão acontecer das 13 às 18h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 7 de março.

A oficina será um ateliê voltado ao estudo da trama arte-loucura, e os participantes terão oportunidade de ampliar o campo literário e investigar questões relativas ao processo de criação (influência, estilo, obra, anonimato e autoria). Autores como Artaud, Clarice Lispector, Van Gogh, Camile Claudel, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Maria Gabriela Llansol, Arthur Bispo do Rosário e Walter Benjamin serão apresentados em exposições sistemáticas durante os quatro encontros.

Autora de tese sobre Maria Gabriela Llansol, Cinara Araújo venceu o Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, em 2004, com o ensaio A história do ver: a escrita e a vida de Maura Lopes Cançado. Escreveu diversos textos sobre o ato literário e o livro de contos Flores da alcachofra (2006).

Cinara também atuou como subcoordenadora do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa Literaterras: escrita, leitura e tradução, da Faculdade de Letras da UFMG.

Serviço:
Centro Cultural UFMG
Inscrições: até 07 de março
Dias: de 10 a 31 de março
Horário: das 13 às 18h
Avenida Santos Dumont, 174, esquina com rua da Bahia
Informações: (31) 3409-8278

Fonte: UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.