Olá, leitores!
Sei que ando meio sem publicar muito no blog, mas estou viajando para ir a eventos literários e também visitar a família - porque a saudade bate!
Sei que ando meio sem publicar muito no blog, mas estou viajando para ir a eventos literários e também visitar a família - porque a saudade bate!
Mas esse Diário será para falar da 2ª Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, RS, que aconteceu nos dias 12 e 13 de Abril no Memorial do Rio Grande do Sul. Posso adiantar que foi bem divertido, encontrei amigos, autores, leitores, conheci pessoalmente amigos da internet e conversei com as crianças... Sim, eu, uma pessoa extremamente tímida aceitei o desafio do Christian David - um dos organizadores da Odisseia - e fui falar, no primeiro dia, com os pequenos sobre meu livro Em Busca do Arco-Íris de Sonhos.
O bacana de conversar com as crianças é que elas são diretas e falam sobre a história de uma maneira fantástica. Nesse caso os livros foram enviados pela Editora Estronho/Fantas um tempo antes para que as professoras pudessem trabalhar em sala de aula. Os alunos da Escola Balão Vermelho fizeram várias surpresas para mim, a primeira é que eles tiveram a ideia de irem fantasiados, pois o livro fala de sonhos! E a segunda é que cada sala - foram duas - fez um livro com desenho de cada aluno representando o livro Em Busca do Arco-Íris de Sonhos. Isso é tão especial para quem escreve para os pequenos, por isso sempre digo que não se deve substimá-los, eles entendem o mundo de uma forma pura, sem os filtros dos adultos.
Super-heróis e princesas |
Mas, como sou muito tímida, a professora - e ilustradora! - Liza Petiz, que é uma querida, me ajudou bastante (sem contar que ela me deu dois livros com suas ilustrações!), então foi tudo tranquilo e gostoso.
Eu, Liza Petiz e Christian David |
No final todos ficaram me perguntando se eu estava inteira... não entendi o motivo, afinal eu estava tranquila todo o tempo... Ok, nem todo assim...
No primeiro dia encontrei o querido Luan Felipe, um amigo da internet, fomos almoçar e falamos de muitas cousas, principalmente sobre livros e blogs. Aliás, as fotos com as crianças foram todas tiradas por ele, obrigada, mocinho!
Na sexta ainda, tivémos a palestra de abertura e depois o jantar! Tenho certeza de que essa foi a parte mais aguardada do dia - penso que a maioria não vá admitir, mas eu sei que sim! -, pois já virou um clássico da Odisseia, quando os autores, livreiros, palestrantes se juntam num restaurante e falam bobagens. Surgiu uma conversa de que apenas poderiam juntar mesas para oito pessoas, entendemos oito de cada lado, então tinha muita gente naquela mesa gigante... Confesso que fiquei com o rosto doendo de tantas risadas.
Estavam na mesa dos senhores Juarez Nogueira, Marcelo Amado, Max Mallmann, Felipe Castilho, Ana Cristina Rodrigues, Estevão Ribeiro, Rober Pinheiro, Everson Probst, Gerson Lodi-Ribeiro, Flávio Medeiros Jr., Bruno Schlatter, Ana Carolina Silveira, Marcelo Augusto Galvão e eu.
Quando enfim Marcelo e eu fomos para o hotel, estávamos exaustos, mas felizes.
No sábado pela manhã voltamos ao Memorial. Às 11h teve o encontro de blogueiros - duas horas que passaram muito rápido! - organizado pela Tamires do blog Gaveta Abandonada.
Encontro de blogueiros |
Não falo das mesas, não consegui participar de nenhuma. Mas, diferente do ano passado, esse eu não esqueci de comprar livros! Poucos, porque a grana tá curta e as estantes cheias.
Saí com os seguintes títulos:
- O Castelo Encantado - E. Nesbit
- Ouro, Fogo & Megabytes - Felipe Castilho
- Escrever para crianças - Silvia Adela Kohan
- Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes - A. Z. Cordenonsi
- O Primeiro Amanhecer - Roberto Campos Pellanda
E ganhei da professora Liza Petiz:
- Assombros Juvenis II
- Histórias do mundo pra todo mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.